Clínica

Fonoaudiologia


O método Kinesio Taping foi criado no Japão pelo Quiroprata Dr. Kenso nos anos 70, com a idéia de que a incapacidade dos músculos funcionarem depende de vários fatores como circulação, temperatura corporal e não apenas a função do músculo restrito apenas ao movimento. Sendo assim foi descoberto que os músculos e outros tecidos poderiam ser ajudados por uma resistência externa, a bandagem elástica adesiva. Consiste num tecido de 100% algodão de fina espessura, sem medicamentos, permite elasticidade, amplitude e movimento dos músculos. A fita adesiva em contato com a pele ativa os mecanorreceptores cutâneos que levam informações ao sistema nervoso central por vias aferentes.

O Kinesio taping na fonoaudiologia vem sendo utilizado para melhorar a função motora dos músculos da face e pescoço, agindo no aumento da propriocepção local e no fortalecimento dos músculos fracos ao promover estimulação cutânea para aumentar a contração muscular.

Foi realizado um estudo por Ribeiro et all (2008) que verificou a eficiência da bandagem elástica Kinesio no controle de deglutição de saliva em crianças com paralisia cerebral. Foram realizadas oito aplicações da Kinesio Taping na musculatura supra-hióidea e observou-se que houve redução estatisticamente significante na diminuição da sialorréria.

Este método também tem apresentado excelentes resultados no tratamento de lesões dentro das áreas de ortopedia, neurologia e outras condições médicas para corrigir a função muscular, diminuir a dor, melhorar a circulação sanguínea e linfática.

Cibeli Landre Kastner.

ITECC Araçatuba

Desde 2002, o ITECC Araçatuba assumiu o compromisso de prestar um serviço de qualidade em atendimento, pesquisa e formação na área da psicologia.
contato@iteccaracatuba.com.br Fone: (18) 3621-5793
Rua Jorge Corrêa, 567 - Bairro Nova Iorque, Araçatuba/SP
Copyright © 2018 Cursos ITECC

Nosso Instagram