Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental
Público-Alvo: O curso destina-se a alunos do último ano de psicologia e alunos graduados em psicologia.

O curso proposto tem como finalidade formar e capacitar terapeutas na abordagem cognitivo-comportamental, fornecer bases metodológicas e científicas da TCC, fornecer e aprimorar conceitos éticos na relação terapêutica, aprimorar as habilidades técnicas, e assim capacitar os alunos para atendimentos clínicos de qualidade e associar à pratica clínica conhecimentos sobre pesquisa e atualização no campo de conhecimento.
Para início do curso serão necessários no mínimo de 20 alunos.


Estrutura do Curso:

  • Evolução Histórica da Terapia Cognitivo-Comportamental
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    1. Bases Metodológicas e Fisiológicas da terapia comportamental e das Terapias cognitivo-comportamentais
    2. Integração das abordagens comportamental e cognitiva.
    3. Princípios gerais da abordagem cognitivo-comportamental.
      • 3.1. Terapias Cognitivo-comportamentais.
    4. Princípios metodológicos da Terapia Cognitiva (A. T. Beck).
    5. Princípios éticos da relação terapêutica.
    6. Avaliação e formulação de casos clínicos na terapia cognitiva.
  • Técnicas de Avaliação e Diagnóstico I
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    1. Elementos diferenciadores da avaliação cognitivo-comportamental.
    2. Processo de entrevista e coleta de informações (tipos de entrevista e ferramentas necessárias).
    3.  Diagnóstico dos Transtornos Clínicos – Eixo I.
    4. Avaliação e Diagnóstico de casos clínicos.
    5. Formulação de caso e conceituação cognitiva.
    6. A estrutura da primeira sessão de terapia e possíveis problemas advindos desta.
    7. Identificar Pensamentos Automáticos, Emoções e Crenças.
  • Técnicas e Procedimentos Terapêuticos I
    saiba mais

    1. Técnicas e Procedimentos terapêuticos nos Transtornos Específicos.
      1. Transtorno de Humor.
      2. Transtorno de Ansiedade.
      3. Esquizofrenia e outros Transtornos Psicóticos.
      4. Transtornos Somatoformes.
      5. Transtornos Alimentares.
      6. Trantornos Sexuais.
  • Terapia Cognitivo-Comportamental com Crianças e Adolescentes
    saiba mais

    1. Pressupostos teóricos básicos, conceitos e práticas da Terapia Cognitivo-comportamental (TCC) no tratamento de crianças e adolescentes.
    2. Avaliação diagnóstica em TCC com crianças e adolescentes: entrevista, observação e coleta de dados, registro de pensamentos, sentimentos e comportamentos.
    3. Conceitualização de casos: verificação de hipóteses e estabelecimentos de objetivos.
    4. Intervenção: técnicas e avaliação dos resultados.
    5. Formulação e tratamento das principais queixas psicológicas na infância e adolescência:
    6. Orientação de pais.
    7. Avaliação e intervenção específica nos transtornos:
      1. Crianças com problemas crônicos de saúde.
      2. Stress infantil.
      3. Depressão infantil.
      4. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
      5. Encoprese e enurese.
      6. Agressividade infantil.
      7. Transtorno obsessivo-compulsivo infantil.
      8. Transtorno de ansiedade de separação.
      9. Dificuldades escolares.
      10. Transtornos alimentares em adolescentes.
      11. Transtorno desafiador opositivo.
  • Supervisão Clínica
    saiba mais

    1. Discussão dos casos.
    2. Análise da Transcrição do conteúdo das sessões.
  • Metodologia Científica
    saiba mais

    1. Tipos de conhecimento.
    2. Ciência: origem e definição.
    3. Metodologia científica: conceituação e objetivos.
    4. Problema de pesquisa.
    5. Pesquisa científica: tipos de pesquisa e delineamentos de pesquisa em psicologia clínica.
    6. Levantamento bibliográfico.
    7. Projeto de pesquisa: introdução, justificativa, objetivos, método, plano de análise de dados, cronograma, referências e anexos.
    8. Normas metodológicas do trabalho monográfico.
    9. Estrutura material da monografia.
    10. Apresentação gráfica da monografia.
    11. Apresentação gráfica de artigo científico.
  • Psiquiatria e psicofarmacologia
    saiba mais

    1. Bases biológicas da Ansiedade;
    2. Bases biológicas da regulação do humor;
      1. A hipótese monoaminérgica da depressão;
      2.  Farmacoterapia monoaminérgica para depressão;
      3. Novos tratamentos para a depressão: para além da hipótese monoaminérgica;
      4. Farmacologia clínica de novas classes de medicamentos antidepressivos;
    3. Psicofarmacologia:
      1. Princípios gerais;
      2. Antidepressivos;
      3. Ansiolíticos, sedativos e hipnóticos;
      4. Antipsicóticos;
      5. Estimulantes;
      6. Inibidores da colesterase;
    4. Transtornos psiquiátricos e psicofarmacologia em crianças e adolescentes.
  • Técnicas de Avaliação e Diagnóstico II
    saiba mais

    1. Desenvolvimento Infantil, Adolescência, Idade Adulta e Velhice.
    2. Avaliação psicológica: conceituação e implicações
    3. Fundamentos do psicodiagnóstico tradicional
      1. Entrevista clínica
      2. Entrevista estruturada
      3. Entrevista Lúdica
      4. Testes psicológicos
    4. Fundamentos da Avaliação Cognitivo-comportamental
      1. Com adultos – Estratégias de entrevista e levantamento de dados.
      2. Com crianças – Estratégias de entrevista e levantamento de dados.
    5. Avaliação neuropsicológica
      1. Neuropsicologia Clinica e Cognitiva.
      2. Os métodos de estudo de imagem: os métodos estruturais e os métodos funcionais.
      3. A avaliação neuropsicológica: objetivos, métodos e a sua importância.
      4. Reabilitação Cognitiva
      5. A Neuropsicológica Clínica e a Neuropsicológica Cognitiva: pressupostos, métodos de estudo, vantagens e desvantagens de cada uma das abordagens.
  • Técnicas e Procedimentos Terapêuticos II
    saiba mais

    1. Intervenção em situações de crise.
      1. Tratamento do problema clínico
      2. Trauma de estupro
      3. Abuso sexual de crianças
      4. Suicídio e depressão
      5. Trauma de desastre
      6. Parceiros violentos
      7. Divórcio
    2. Transtorno de Estresse Pós-traumático
      1. Intervenções Cognitivo-comportamentais.
    3. Atualidades em Técnicas e procedimentos
      1. Técnicas de oposição: intensas, leves e objetivas.
      2. Mudanças perceptuais: procedimentos básicos, transposição e pontes.
      3. Ressíntese histórica.
      4. Terapia focada nos esquemas
      5. Técnicas de processamento emocional
    4.  Transtornos de Personalidade
      1. Instrumentos de avaliação da personalidade
      2. Critérios diagnósticos dos transtornos de personalidade, segundo DSM-IV-TR;
      3. Padrões cognitivos nos transtornos de personalidade;
      4. Tratamento dos transtornos de personalidade.
  • Didática
    saiba mais

    1. Origem e evolução da psicologia da educação.
      1. As concepções atuais da psicologia da educação.
      2.  Noções gerais sobre as principais Teorias de Aprendizagem.
      3. A psicologia e a aplicação do conhecimento psicológico à educação
    2. Planejamento de Ensino.
      1. Planejamento;
      2. Plano;
      3. Projeto
    3. Estratégias didáticas para aplicação em sala de aula.
    4. Preparação de Recursos Didáticos.
    5. Avaliação de Ensino.
    6.  Desenvolvimento de projeto psicoeducacional.
  • Técnicas e Procedimentos Terapêuticos III
    saiba mais

    1. Clínica do acompanhamento terapêutico.
      1. A clínica do acompanhamento psicossocial.
      2. Análise do comportamento e planejamento da intervenção.
      3. A relação terapêutica no atendimento em acompanhamento terapêutico.
      4. O acompanhamento terapêutico e seus resultados práticos.
      5. Apresentação de casos clínicos em acompanhamento terapêutico.
    2. Terapia Cognitiva com casais
      1. Avaliação
      2. Técnicas e procedimentos
      3. A estrutura cognitiva com casais
      4. Questões especiais na terapia de casais.
    3. Técnicas de avaliação e intervenção com drogaditos.
      1. Diagnóstico dos transtornos de abuso de substância.
      2. Conhecimento dos sintomas secundários e comorbidades.
    4. Técnicas e procedimentos terapêuticos com drogaditos.
  • Orientação de Monografia
    saiba mais

    1. Orientação e supervisão do cronograma desenvolvido no projeto de pesquisa.
    2. Orientação e supervisão da coleta de dados.
    3. Orientação e supervisão da compreensão dos resultados e análise dos resultados.
    4. Redação da pesquisa (monografia).
    5. Apresentação e defesa do relatório de pesquisa (trabalho monográfico).
 

 

Investimento: 18 parcelas R$ 420,00
Informações:
     Inicio: fevereiro de 2018
     Duração: 18 meses
     Aulas quinzenais: Sextas das 19h às 23h e sábados das 8h às 17h
 

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